quinta-feira, 18 de junho de 2015

Olá Pessoas queridas! Saudades! Até que enfim separei um tempinho para compartilhar mais com vocês! Então.....


BONECAS

Quem nunca viu?
Ou já não ouviu;
Alguém dizer... 
Que brincou de bonecas?

Elas são tão antigas,quanto as remotas historias que lemos nos livros mais antigos ou de relatos que pudemos ouvir de muitos povos que constituem nosso planeta Terra....

Sendo um dos brinquedos mais antigos do mundo, reproduzem formas humanas e podem ser confeccionada com diversos materiais acompanhando a evolução das novas tecnologias.Existem bonecas para meninas e também para meninos.
Embora não sejam conhecidas bonecas da pré história, porque seriam feitas de madeira ou couro provavelmente, materiais perecíveis, na civilização babilônica se conhece uma boneca com pernas e braços articuláveis feita em alabastro, e também em túmulos de crianças do antigo Egito (3000 e 2000 antes de Cristo) .

CURIOSIDADES

No Japão as bonecas são consideradas como símbolos da história e de costumes dos pais.São chamadas de Ningyoo.

Na Africa o povo Mfengu da Africa do Sul tem como tradição oferecer a cada jovem uma boneca que será reservada para o primeiro filho que tiver.

Entre os materiais utilizados na fabricação de antigas bonecas eram utilizados madeira e tecidos e suas cabeças eram feitas de cera.O material mais apreciado no entanto era a cerâmica.

BEM...

As bonecas são sim muito antigas...
Seja de pano ou de qualquer outro material elas encantam muitas gerações, nos fazendo recordar de doces lembranças.
Memórias que carregamos muitas vezes até a vida adulta, fazendo com que diante delas nos sintamos inocentes, leves e ingênuos novamente.
Não importa se crianças ou adultos sempre nos renderemos a elas.


Me recordo de uma boneca que tive e que levava comigo a todos os lugares inclusive na igreja chamada de Feijãozinho.Também gostava muito das Fofoletes, tinha coleção.Já boneca de pano me recordo apenas de uma que tinha chapéu.

Atualmente as bonecas de pano, feitas artezanalmente tem encantado mais, pelo menos a nós artesãs e adultas, pois, através de sua confecção podemos expressar nossos mais singelos sentimentos e quem as adiquiri sabe que tem sua boneca com características exclusivas e únicas,pois, não são feitas por produção como as de grandes marcas ,mas, são trabalhadas uma de cada vez com muito amor e isto faz a total diferença para quem faz ou para quem as compra.

PARA NÓS... ARTEIRAS INQUIETAS DE PLANTÃO...

A cada  boneca que fazemos, vivemos e revivemos muitos encantos cheiros e toques da infância que nos marcam para sempre.

Depois do sucesso da Tilda com a cara do Brasil, estou preparando dicas para quem gostaria de fazer sua boneca articulada mais conhecida como boneca Russa, não do estilo Matriosca ,mas, aquela que para em pé.

ENQUANTO ISSO....


Vamos nos deliciar com imagens de bonecas que fizeram parte da infância de muitos de nós meninos e meninas que ainda nem imaginavam que existiria computador, celular,  ou máquinas eletrônicas....!

Espero que tenham doces recordações!























































DELÍCIA! 

AGUARDEM! EM BREVE DICAS PARA FAZER SUA BONECA ARTICULADA!!























Sem comentários:

Enviar um comentário