sábado, 6 de fevereiro de 2016

Utilizando o Balancim 100

PORQUE É 100?
PORQUE EXERCE 100 KG DE FORÇA.
Bem...
Primeiro é preciso fixar a máquina numa base.Você tem a opção de fixa-la numa mesa, utilizando uma peça que é comprada separadamente chamada de Sargento, ou colocar numa tábua que tenha um tamanho compatível, centralizando o balancim e fixando com os parafusinhos que já vem com ele, o que pra mim foi mais interessante ,pois, desloco bastante o balancim.





Partes do Balancim

Cabeça Reguladora

Ela gira em volta da ponta do eixo, no sentido horário e anti-horário, para regular a pressão que será feita sobre a matriz que será utilizada.










Eixo da Haste de Pressão

A ponta do eixo aparece no meio da cabeça reguladora .






Que movimenta a Haste de Pressão.















E a haste de pressão fica na lateral da máquina.



Não se deve prolongar a haste de pressão com nada, pois danifica e compromete o Balancim.






Regulagem

A regulagem da pressão será feita toda vez que você for utilizar uma matriz diferente, pois, cada aplicação que fizer vai ter um tamanho e uma matriz  adequada .
Para regular, antes de colocar a matriz escolhida, você devera girar a Cabeça  Reguladora no sentido anti-horário até deixar aplanada com a Ponta do Eixo da Haste de Pressão, coloque o dedo e certifique-se que está nivelado.Depois coloque a matriz encaixando as partes, no caso da matriz que tem a fixação de rosquear, não aperte muito.
Bem...
Escolhida a matriz, e com a Cabeça Reguladora já nivelada com a Ponta do eixo, você vai descer a Haste de Pressão Lateral, até encostar e comprimir uma matriz na outra, sem exageros só encostando.
Feito isso, ainda com a Haste de Pressão abaixada, vai observar que tem um espaço entre a Cabeça Reguladora (na parte de baixo dela), então você vai girá-la no sentido horário até este espaço desaparecer, sem apertar. Você vai perceber que tem um limite, então não o ultrapasse ok?
Aí...
Você solta a Haste de Pressão lateral devagar  até sua posição normal.
E....
Observe que o espaço referente ao tamanho da matriz escolhida ficou estabelecido, agora para regular a pressão gire novamente a Cabeça Reguladora , no sentido anti-horário (para sua esquerda dando 1/4 ou 1/2 volta,não mais que isso e terá a pressão adequada para utilizar a matriz que foi escolhida.Toda vez que  trocar a matriz você vai fazer uma nova regulagem,pois as matrizes são diferentes e cada uma precisará de uma força de pressão diferente.

Tipo de Matrizes

Obs:Escolhi algumas para mostrar, porém existem outras...

Para Forração de botão




Botão para forrar "bombê", com tamanhos diferentes, que você pode escolher por numeração de 10 à 40.

Botão de Pressão Forte

Tem as partes conhecidas como Macho e Fêmea.A parte do Macho fica no "avesso do tecido" e a parte da Fêmea, no "direito do tecido".



Fêmea


Macho



Matriz para colocação de Ilhós

Tem as partes que ficam também no "avesso e direito "do tecido e o furador correspondente com o tamanho do ilhós que pode variar ,ou seja, cada vez que for aplicar o Ilhós deverá ser feito uma furação correspondente ao seu tamanho, não deve ser nem maior ou menor, pra não estragar a peça que vai receber o Ilhós.Normalmente o furador adequado para cada ilhós é vendido separadamente, e quando for comprar, confira o tamanho colocando o furador no meio do Ilhós para conferir a medida.

Ilhós


Furador


Matriz


Avesso e Direito



Matriz para Botão de Pressão Ritas ou Tic-Tac

Também tem as partes de "macho " e "fêmea", sendo que a circunferência Maior é a parte da fêmea e a Menor é do macho.A parte que faz o acabamento, ou seja, a parte que fica à mostra na peça é colocada na outra parte que compõe esta matriz, é uma base, que servirá tanto pra macho como pra fêmea.


Esta é a parte do Macho que tem a circunferência Menor.Ela é verde.





Esta é a parte da fêmea que tem a circunferência Maior. Ela é cor de laranja


Bem... 

Você  vai escolher entre muitas colocações uma que atenda as necessidades de sua arte...e vai então adquirir uma matriz para cada uma delas...

Vale muito a pena, pois, agregará valor a sua peça e proporcionara qualidade ao seu trabalho.

Abraço!

Para saber mais assista o vídeo .