segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Quilting, o que é?Quiltar, como se faz?

Quilting é o mesmo que acolchoamento, onde, entre dois tecidos é colocado uma fibra, que pode ser natural ou sintética para dar volume no resultado final da peça. Assim como em Edredons e Colchas macias que utilizamos para enfeitar ou aquecer nossas camas ou sofás.

Quiltar estas peças, consiste em unir através de costuras decorativas como "Quilting livre" por exemplo, as três camadas das quais falei. Tecido + Manta + Tecido.

O Quilting pode ser feito à mão ou à máquina. E também em peças menores como as utilitárias ( bolsas, jogo americano, mochilas, panôs etc ).No caso de  fazer  o Quilting á máquina, existem calcadores, "pés de máquina" que são específicos para este trabalho.

Como demostrei no vídeo,(Youtube), o início para treinar o Quilting, deve ser feito com lápis e papel primeiro, pois, sendo assim,  você induzirá seu cérebro a reproduzir posteriormente o mesmo desenho que foi treinado a lápis, na máquina, com a costura livre, onde sua mão, efetuará os mesmos movimentos e reproduzirá no tecido o desenho que treinou antecipadamente no papel.

Para prender os tecidos junto ao recheio ( manta ) e poder costura-los todos de uma só vez ,( quilting) será preciso alfinetes, alinhavos ou você até poderá lançar mão de recursos mais caros como alfinetes especiais, cola spray temporária, própria para quilting e etc.

Na  máquina, é necessário neutralizar os dentes impelentes, que conduzem o tecido, para que você possa faze-lo com movimentos próprios e ter como resultado desenhos diferenciados.Existem hoje no mercado máquinas domésticas que já vem com esse recurso.As mais antigas, algumas tem o recurso de isolar os dentes com uma chapinha de acrílico e as mais antigas ainda " As Pretinhas"podem também serem preparadas para a finalidade do Quilting.(procure um técnico de máquinas )

Para que estes desenhos possam ganhar evidência sobre os tecidos, as linhas podem ser especiais pra este fim, como as linhas para máquinas de bordados que encontramos emmuitaslojas , mas, isso é opcional, pois, as linhas comuns e mais baratas como as linhas mistas por exemplo, também realizam o  trabalho de costuras do quilting. Então, você pode treinar com estas linhas mais baratas e comuns para depois investir em linhas caras.

Quanto a velocidade em que vai ser feita a costura do quilting, posso dizer que, no início, a velocidade mais lenta até a velocidade  média será o ideal para treinar o  tamanho e o resultado dos pontos que lembrando, serão feitos por você, através do movimento de suas mãos, já que a máquina estará sem os"dentes impelentes"ou"serrilhas"que arrastam normalmente o tecido.


Pra iniciar no  quilting livre, como eu disse acima, vamos primeiro treinar no papel, com lápis e depois de treinar bastante no papel,vamos pra máquina.Depois que treinar bastante você pode fazer o quilting em qualquer peça que quiser.

Observações sobre o quilting livre estilo"Caminho sem Fim,"Caminho de Bêbado "..ou quaisquer outro nome que se queira dar:

 * Fazer movimentos de costuras curvas para caracterizar o quilting desse estilo.
 * O tamanho das curvas devem se moldar ao tamanho da peça, ou seja, peças maiores curvas       maiores, peças menores curvas menores.
 * Não cruzar as costuras.
Muitos outros desenhos de quilting poderão ser treinados após este do"Caminho de bêbado" E existem sim uns mais lindos de que outros. Minha dica é :  Sempre começar com peças menores antes de se aventurar em peças maiores. Treinar bastante um desenho antes de passar pra outros.

Agora corre pro canal pra acompanhar os vídeos que complementam  este assunto que vou deixar por lá.

Até.