quarta-feira, 1 de abril de 2015


Reflita...

Máquina de costurar!




A primeira máquina de costurar, surgiu em 1829, (Século IX), tendo como criador o alfaiate francês Barthelemy Thimmonier, contemporâneo de outros que tentaram e prepararam o caminho para que a invenção que mudou a história fosse enfim consolidada e reconhecida.

Entre altos e baixos do século IX, em 1850 Issac Merrit Singer, reuniu alguns dos princípios inventados e combinou-os num mais prático arranjo, acrescentando características importantes de seu projeto e apresentou ao mundo a primeira máquina de costurar "verdadeiramente prática".Poucas invensões foram tão disputadas,quanto a "máquina de costura".



A construção da máquina de costura, proporcionou as pessoas de todo mundo,os meios para realizarem suas tarefas de costura de forma mais produtiva, reduzindo os custos e o tempo despendido na confecção de roupas e outros...hoje, no entanto, não damos muita conta de quanto dependemos dela, quando estamos diante das vitrines , nas grandes lojas e marcas que consumimos.



É difícil não acharmos alguma máquina antiga parada em alguma casas do Brasil e do mundo que fizeram ou ainda fazem parte da história destas famílias.



A invenção da máquina de costura em meu pensamento, foi mais uma das inspirações Divinas para o desenvolvimento da humanidade.Não fez distinção de pessoas, classes sociais, raça, cor etc.Contribuiu e acrescentou na vida de todos os homens.Alguns desses homens fizeram questão de deixar declarada sua admiração e respeito por esta bela e inspirada invenção:


" Depois do arado, a máquina de costura é talvez o instrumento mais abençoado da humanidade".

(Lois Antoine Godoy, 1856 )


"Ela é uma das poucas coisas úteis já inventadas."

(Mahatma Gandhi,líder hindu,quando na prisão,aprendeu a costurar numa máquina Singer.)



Veja, o tempo passou e o século XX chegou.Quando nasci na década de 70, em meados de 79, ainda tenho lembrança de minha avó e muitas outras senhoras se rendendo aos encantos da máquina de costura.
Tenho na lembrança, a primeira máquina de costura da minha mãe na cor "Azul bebê "de pedal.Infelizmente não foi possível mante-la na família,porque minha mãe a doou a uma pessoa conhecida da família, mas, conseguimos manter até hoje uma Singer de gabinete já com motor elétrico,onde minha querida mãezinha se aventurou a costurar para mim e para minha irmã.

Bons tempos, belas historias e doces muito doces lembranças.



Bem, já em pleno 2015, século XXI, cá estou eu, com máquina de várias marcas; overloque, reta industrial, máquina eletrônica, digital, com "N" pontos decorativos,cortando linhas,caseando,bordando e quase...que...conversando com a gente...Porque não? Bem este é tema pra outro assunto...

Adoro!!Todas elas, mas, hoje,estou diante de um dos modelos tradicionais da Singer que  ajudou no progresso da história.

Vejam vocês...

Estava no semáforo em pleno trânsito do meio dia, e avistei uma máquina de costura antiga, numa loja de "usados". Passei pelo mesmo caminho naquela semana toda e não demorou muito para que eu descesse e fosse ver a "Lindinha".
Foi amor a primeira vista.Voltei para casa e peguei uma flauta tranversa que não estava utilizando mais e fui propor uma troca ao dono da loja .Ele aceitou a barganha de pronto e fizemos a troca.Para minha surpresa, quando abri o gabinete, estavam lá guardados linhas, agulhas, bobinas originais...Era o paraíso... e seus pontos então...intactos.


As máquinas das fotos abaixo não são minhas.Vocês  vão vê-la em breve no vídeo que vou postar, mas, estas das fotos também são modelos tradicionais que mudaram a história.




























Lindas  essas máquinas não?!

Bem....

Costuro na minha "Singer" pelo menos uma vez na semana.Mas, desde que recebi a fatura da conta de energia com valores reajustados,inverti a situação.Estou ligando as máquinas elétricas apenas uma vez na semana e costurando na Singer de pedal quase todos os dias.E OLHA... ela tem esbanjado talento e energia...!

Diante dessa relíquia feita pra revolucionar a história e facilitar a vida do homem...passo a refletir que nós homens (criaturas),sempre,sempre queremos mais e mais e por conta disto passamos por momentos em que ultrapassamos os limites,tendo como consequência, que nos adaptarmos à diversas situações.

 Artesã  Milena Teixeira

" Os céus declaram a glória de Deus;o firmamento proclama as obras das suas mãos"
Salmos 19.1

"Se o contacto com a criação já nos faz  tão bem,imagine a amizade com o criador".

autor desconhecido

Neste vídeo rápido,  mostro como costuro na minha queridinha Singer de pedal.

Até mais!





Espero inspirar a todos que tem uma máquina antiga parada em casa!