terça-feira, 6 de agosto de 2019

Four Patch Bloco* Patchwork Básico *

Olá pessoal !! Tudo certo? Espero muito que sim..!

Bem...já falamos por aqui da magnífica e atraente arte de unir tecidos através da técnica de Patchwork.
 O Patchwork, tem em seu princípio  conhecer e manipular  tecidos.Já tenho falado um pouco sobre esse início dá técnica no meu canal, lá no YouTube e hoje, trago mais considerações sobre o assunto, precisamente falando sobre um bloco básico da técnica que é o Four Patch.
Para fazermos o blocos do Patch que é uma técnica sobretudo de precisão, é basicamente necessário pelo menos, saber em que medidas usaremos os tecidos,para os devidos cortes e no caso dos blocos, consideramos primeiro seu tamanho final.
Quando simplesmente costuramos e unimos retalhos,( O que é uma Gostosura ), não pensamos em cálculos, pois, o prazer de uni-los e ver os resultados , são muito gratificantes e nessa hora a gente não quer saber de fazer contas, mas...no Patchwork tradicional, para termos um resultado excelente do trabalho é ideal que unamos a arte de costurar retalhos com a capacidade de fazer isso de forma inteligente e direcionada, ou seja calculada.
 No início, parece chato, eu sei, mas, depois que se aprende e se pratica, fica fácil como andar de bicicleta e olha que falo disso como alguém que demorou pacas a andar de bicicleta quando criança kk!!
Então... Falando de um dos blocos iniciais e básicos do Patch, que é o Four Patch ( 4 Pedaços ) vamos pensar em como fazer um bloquinho desse de maneira calculada.
Quando decidimos fazer a construção do bloco de forma pensada,ou seja, calculada, é preciso pensarmos em que tamanho vamos querer o bloco, e me refiro ao tamanho final dele, se ele será parte de um projeto grande ou pequeno, se fará parte de uma peça utilitária como uma bolsa ou de um jogo americano simples, enfim, em que contexto será utilizado. Para exemplificar vou usar a medida do bloco que fiz no vídeo, você já viu? Não? Então corre pro canal Maria Joaninha Ateliê lá no Youtube e assiste o tutorial porque vai complementar este post.

Para formar o Four Patch da aula do canal, decidi que ele faria parte de um caminho de mesa, então, precisaria de um tamanho final de bloco de 20 x 20 cm, sem bordas (faixas laterais).

Como o bloco é formados de 4 quadrados como o nome já diz, então eu dividi o bloco  por 2.Ao fazer essa divisão, cheguei na medida de 10 cm cada quadradinho.

                                                                             20 : 2 = 10

                                                                                      Ok.

Precisaria então, de 4 pedacinhos medindo 10 x 10 cm para formar o bloco certo?
                     
                                                                               CERTO
                                                                                  MAS.....

                                         Ao levarmos os quadradinhos para costurar, na máquina, ela ou, precisamente o pé dela ( da máquina ), come as beiradas dos tecidos e os quadradinhos que no início medem 10 cm acabam por diminuir .Isso invariavelmente acontece sempre, em qualquer costura .
 Quando unimos ( costuramos) tecidos, sempre temos que considerar o quanto será perdido para as beiradinhas que famosamente chamamos de MARGEM DE COSTURA.

A MARGEM DE COSTURA  TEM SUA MEDIDA E ISSO SIM PODE VARIAR CONFORME O MODELO DO PÉ CALCADOR DE MÁQUINA QUE ESTA SENDO UTILIZADA.

                                                                           MAS...

não se desespere, a maioria das máquinas tem seus calcadores com cálculos previsíveis como Margens de 1,5 cm, ou 0,5 mm, enfim, que  é o tamanho total de seu pé de máquina.
Também tenho vídeo no canal que complementa essa informação.Corre lá e dá uma olhadinha.

Caso você fique com dúvidas neste exato momento da leitura, levante-se e vá medir o pé calcador de sua máquina. Você vai se deparar com algumas dessas  medidas que citei a pouco. Então, os cálculos que vou dar como exemplo a seguir, servirão de base para você.

Toda vez que pensar em cortar blocos de Patch, assim como o Four Patch , utilize-se desses cálculos a seguir, caso sua Margem de Costura seja de 1,5 cm ou 0,5 cm.

ATENÇÃO !
* A Margem de costura de 1,5 cm é a soma dos dois lados da base ( onde prende o tecido ) do calcador, ou seja,
 0,75 + 0.75 mm = 1,5 cm

* A margem de costura de 1,0 cm é a soma dos dois lados ( da base ) do calcador ou seja,
 0,5  + 0,5 mm = 1,0 cm


CALCULANDO COM MARGEM DE COSTURA DE 1,5 cm

Para termos um bloco de Four Patch, com media final de 20 x 20 cm precisamos :

Considerar que cada quadradinho ( pedacinho ) terá que ser cortado com a medida de 10 x 10 cm, então, acrescentaremos a essa medida a Margem de Costura :

                                                                10 cm + 1,5 cm = 11,5 cm

                                 Neste caso, cada quadrado terá que ser cortado com 11,5 cm

CALCULANDO COM MARGEM DE COSTURA DE 0,5 cm.

                                                                   10 cm + 1,0 cm = 11 cm.

Como no vídeo eu utilizei Margem de Costura de 1,5 cm, os 4 quadradinhos foram cortados com
                                                                           11,5 cm


   DICAS:
Como vocês podem ver na foto, utilizei tecidos diferentes,  para  caracterizar o bloco,pois, não teria sentido cortar 4 pedaços da mesma estampa pra depois costurar não é? Então, para dar efeito de bloco, sempre combinamos tecidos que se contrastem mesmo estando na mesma escala  de combinação de cores por exemplo.
Por isso, vale combinar escuros e claros, estampas de flor com poá ou listras, estampas miúdas com graúdas, enfim é só começar a combinação e  logo se pega o jeito.
Por enquanto é isso pessoal espero que curtam o post e assistam o vídeo para fazer lindos blocos de Four Patch.
Nos próximos posts, vamos colocar os blocos de Four Patch pra compor peças.
Fiquem ligadinhas aqui e no canal.
Valeu demais !!
 Lembre-se:

" Algo parece impossível até que alguém o faça "

bjcas.