sexta-feira, 20 de julho de 2018

Olá pessoas queridas !!

Passando pra falar do zíper...!!

( Falarei sobre zíperes de bolsas e necessaires)

Inventado por um Americano em 1893
Aperfeiçoado por um Sueco em 1912
Testado pelos Franceses
e...
Nomeado por um simples funcinário, popularizou-se em 1946, já na versão em que o conhecemos !!




Na verdade o zíper é uma tremenda invenção que só nos ajudou até hoje...!!Mudou nossas vidas e alterou nossa história!!
Até aí tudo bem, mas quando a gente vai colocar o bendito cursor no trilho do zíper é aí que o negócio pega...
Temos duas opções apenas, AMOR OU ÒDIO!!
Em  nosso caso, artesãs, costureiras, arteiras o melhor mesmo é seguir o caminho do AMOR em relação ao zíper...!
E...
Na verdade não dá pre escapar, se compramos a metro ou não temos que saber lidar com ele o que faz o bendito zíper funcionar,

Colocação do Cursor



 Na verdade, cada um tem seu jeitinho de encaixar o bendito cursor do zíper, o negócio é que cada um encontra seu jeitinho num tempo diferente, uns mais rápido outros não tão rápidos assim, mas, chega um dia em que todos encontram ...e aí o


MILAGRE DO ZÍPER ACONTECE...KKKKKK!!!


Enquanto isso, a gente vai se ajudando e dando uma mãozinha, com um pap aqui, outra dica aí, e assim todo mundo chega lá.

Uma coisa que descobri sobre o zíper é que ele é sorrateiro, um baita de um sacana, como diria minha irmã: Aproveitador !!Engraçadinho!!Do tipo que você ajeita ele aqui, ele escorrega pra ali, bota ele dum jeito e derrepente ele fica de outro jeito...Então, sabendo disso, diante mão, desenvolvi minhas mãnhas pra lidar com ele.

Vou sitar algumas :

Quando compro zíper pronto, aquele que já vem com o cursor colocado, além de comprar  sempre a mais da medida exata que eu vou precisar, compro logo dois, pra me garantir,caso haja imprevistos na execução da peça e, se der tudo certo o material não é perdido, pois, sempre utilizamos em outras peças.
Quando preciso cortar o zíper pronto, faço costura de zig zag bem no trilho do zíper pra o cursor não escapar, caso eu vire a peça.
Pra alinhar o zíper na peça,  seja ele pronto ou a metro, grosso ou fino, eu, Milena, sempre faço a seção do ajeita  ajeita com alfinetes, antes de passar qualquer costura, aliáz, passar uma costura de zig zag na beirada do zíper antes de prende-lo definitivamente ajuda muito pra quem está iniciando.

 Compra


Com relação a compra do zíper, eu procuro comprar cores sortidas mas, não deixo, as básicas de fora da minha vista, pois elas socorrem as variadas estampas das peças muito bem, são os de cores creme, bege, branco  e preto.Mas se você é artesã declarada e pega encomendas o melhor mesmo é ter uma boa reserva de todas as cores.

Utilizo critérios básicos pra comprar, então, em peças grandes como bolsas, mochilas ou peças utilitárias utilizo os de  3cm que é chamado popularmente também de zíper largo, e pra peças menores, delicadas eu utilizo os de 2,5cm.
Assim fica mais fácil pra lidar com o assunto no dia a dia, simplifica a compra também.
Muito raramente utilizo os já prontos, a não ser que precise muito.
Minha última compra grande de zíper foi no Brás em SP, me afoguei em tanto zíper...agora, depois de dois anos meu estoque está acabando...!!
Nunca tive problemas com os zíperes que comprei por lá, na verdade sempre achei de ótima qualidade ...
Lugar pra comprar?
Eu super indico comprar zíper no Brás, mas, como lá tem muitos fornecedores eu prefiro não indicar somente um por aqui.
Então minha dica é : PESQUISE UM POUCO sobre as lojas que fornecem zíper no Brás e se puderem, separem um tempinho pra ir até lá pra conhecer e se possível comprar!!

Pra Resumir...

No que  diz respeito a colocação do cursor no zíper, as duas formas das quais falo no tutorial do vídeo lá do canal, são as formas que eu mais utilizo pra colocação de cursor no zíperes, mas, é sempre bom aprender mais e mas então assim que aprender um jeito novo corro pra contar ok?

Assistam o tutorial abaixo e divirtam-se!!


Até.